...da atriz hollywoodiana Jéssica Alba feita hoje no Facebook (re)abre um debate muito importante sobre a maternidade na esfera pública. Do modo como a maternidade deixou de ser um evento familiar e íntimo para ser celebrado como um acontecimento público e mediático. Um fato interessante é que o anúncio foi feito por meio de uma rede social que acabou servindo de fonte para inúmeras publicações online. Chamo a atenção, neste caso, não para a gravidez em si, mas para os seus desdobramentos: as expecttivas que depois são geradas relativamente ao que deve ser a maternidade. O anúncio feito pelo facebook gera um sentido de identificação por parte de uma legião de seguidores. Não supreenderá como a gravidez de Alba servirá para vender dados produtos de beleza, alimentação orgnánica (da qual a atriz diz ser adepta), vestuário e uma série de outros produtos para bebés, que estão muito mais ligados a determinados estilos de vida (o de Alba certamente não corresponderá ao da maioria) do que, propriamente àquilo que pressupõe uma gravidez segura.
Um último ponto que deve ser salientado, mas não o menos importante, é o pedido de apoio público para a sua gravidez. Essa atitude criando uma aura de proximidade afetiva com o público que só existe no cenário mediático.
Sem comentários:
Enviar um comentário