...antes de efetuar um contrato é trabalhoso e, muitas vezes, com base na confiança depositada na parte contratada essa leitura é dispensada. Ocorre que a internet é um grande centro comercial e uma multiplicidade de aplicativos estão disponíveis para serem descarregados por crianças, muitas vezes a um alto custo. E, uma vez que há aceitação de ambos os contratantes, torna-se difícil desfazer o negócio.
Ora, "será que nos devemos chatear com as empresas que disponibilizam esses aplicativos ou isso é sinal de que nós, os pais, precisamos de mais literacia mediática? A pergunta levantada hoje pela NAMLE _ National Association Media Literacy Education _ e decorre de um artigo publicado ontem no The Washington Post . O artigo, de autoria de John Kelly, enfatiza a importância de os pais se tornarem consumidores mais bem-informados, uma vez que as empresas existem (no mundo virtual ou cá fora) para fazer dinheiro. Pelo o que pude entender, o autor sugere que impedir esses descarregamentos, bloqueando-os, antes de partilhar o seu PC, IPad ou IPhone com seu filho, é uma lição a ser aprendida pelos pais. Se, por um lado, não há dúvidas sobre a necessidade de literacia digital, por outro, não estou certa de que o bolqueio dos aplicativos será a melhor forma de ensinar os nossos filhos como se comportar diante de tais ofertas. Gostaria, então, de abordar essa questão por uma outra perspectiva: fechar a chave a cristaleira da sala de jantar vai impedir que os copos se quebrem, mas ensinará algo aos nossos filhos sobre o perigo de se ferirem com os cacos?
Sem comentários:
Enviar um comentário