segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Damos alternativas...

...aos nossos filhos no que respeita ao tempo gasto com os media? Essa questão foi colocada há mais de dez anos por um investigador chamado Douglas Gentile, que se debruçou sobre os efeitos dos meios comunicação, nomeadamente nas crianças, mas continua muito atual.
Num estudo que realizou com David Walsh, Gentile diz que, embora o uso dos media possam ser controlados de várias maneiras, os pais não exercem esse controlo, estabelecendo regras fixas em casa, por exemplo.
Em muitos casos essa ausência de controlo não ocorre por falta de vontade dos pais, mas por desconhecimento do funcionamento dos media. Alguns pais alegam falta de tempo, mas falta de tempo é desculpa?
Não obstante os efeitos negativos dos media sobre os resultados escolares, Gentile afirma que a utilização dos meios de comunicação impresso ajudam a aumentar o vocabulário e a aumentar a habilidade com a leitura.
Gentile sugere que
o co-visionamento pode oferecer oportunidade para os pais filtrarem os valores mostrados pelos diferentes media, reforçando alguns e rejeitando outros, e ensinar as crianças a serem consumidores críticos dos media.
A mediação parental é imporante não apenas para aumentar a aprendizagem, a observação de regras sociais, e o pensamento crítico, bem como para reduzir o medo.
O mais importante na pesquisa de Gentile é como ele observa a consistência desse acompanhamento parental, pois as crianças têm nos pais modelos de comportamento. Assim, pouco ajuda dizer para os filhos para que não passem muito tempo em frente ao computador ou a ver televisão, se é isso que fazemos quanto estamos com eles.

1 comentário:

  1. Bem, eu acho que deve existir é um acompanhamento, porque controle é impossível. Além do que a mídia se transforma. Por exemplo...qdo eu era mais nova passava as tardes sozinha em casa e via MTV a tarde inteira. O problema era a TV. Se eu tivesse aquela mesma idade hoje, ficaria a tarde inteira na internet. Como os pais podem planejar que tipo de controle deve ser feito se a própria midia é mutante?

    ResponderEliminar