As festas natalinas já batem à porta e nós já sabemos muito bem o que os nossos pequeninos querem do Pai Natal: brinquedos. Eles não querem um, dois ou três. Querem todos os brinquedos que são anunciados na TV durante os intervalos do seu programa infantil preferido.
Por mais que tentemos, é difícil e, por vezes, impossível, fazer com que crianças de 3, 4 anos de idade entendam que os fabricantes de brinquedo usam estratégias de media para vender os seus produtos.
Como as crianças nesta idade tendem a focar uma coisa de cada vez, eles não tem consciência de que nos últimos cinco minutos de intervalo comercial já pediram cinco prendas diferentes. Assim, como lembra Faith Rogow, especialista em literacia mediática para os muito pequeninos, é melhor impor limites, que tentar explicar que o brinquedo que eles veem na televisão e que lhes parece tão real não tem nada daquilo que a publicidade os faz pensar que tem. "Pois, assim como as crianças entendem que há determinadas coisas que podem fazer em casa, mas não podem fazer na escola ou na casa da avó, também compreendem que há coisas que só existem na TV ou no computador", afirma a pesquisadora.
Há maneiras mais eficazes de ensinar aos miúdos que os media são construções:
1) Peça-lhes para tentarem identificar quem narra a história. Esta identificação depende da idade da criança. Numa publicidade de brinquedos,por exemplo, é possível que um criança de quatro anos diga que o narrador é a menina ou o menino que brincam com o produto. Nunca idade mais avançada, já conseguem identificar o patrocinador ou a marca daquele brinquedo. Nenhum resposta é incorreta, porque os miúdos identificam como narrador aquele que lhes parece mais próximo e concreto. O importante nesta fase é despertar neles o hábito de se interrogarem.
2)Peça-lhes para contarem o que acabaram de ver. O modo como recontam a história revela-nos muito o que lhes passa pelas cabecinhas. Dar oportunidade para que as crianças falem sobre o que veem ou ouvem é uma maneira de lhes fazer pensar e falar sbre os media.
3)Mostre aos seus filhos os movimentos na TV, quando, por exemplo, uma imagem se afasta (panoràmica) e quano ela se aproximada (close). Isso pode ajudar-lhes a compreender que os media são construções, que alguém escolheu aproximar ou afastar a imagem. Mantenha papel e crayons sempre por perto. Peça-lhes, às vezes, que desenhem o que viram na TV. Eles podem desenhar uma casa e depois vocês todos podem brincar de descobrir as diferenças entre a casa em que moram e a casa da TV. Como a televisão não é só imagem, tente descobrir como as crianças se sentem cada vez que ouvem uma música ou som diferente. O que acontece após cada música.
Estas são dicas que nos podem facilitar o dia-a-dia e a não elouquecer com tantos pedidos. Todos estes conselhos talvez não evitem que os gastos imprevistos com prendas de Natal, mas certamente vai dar ao seu filhote algumas ferramentas para que ele possa ir compreendendo melhor o mundo em que vive.
E, para aqueles que, como eu, acharam úteis as dicas de Faith Rogow, deixo aqui link para o texto completo.
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