Como pais, temos um papel importante na escolha dos conteúdos mediáticos que os nossos pequeninos consomem. Embora a vigilância não seja tão fácil à medida em que em eles crescem, é possível, explicar-lhes, desde pequeninos, como funcionam os media, com o intuito de povoar-lhes a mente com doses de pensamento crítico, ou seja, ter com eles "momentos de literacia mediática". Rebecca Hains aborda essa questão em seu texto Media literacy for preschoolers: Explaining how the media work | Rebecca Hains.
Rebecca e a família dela têm um modo muito particular de aceder aos conteúdos televisivos e que, de algum modo, facilita o controlo ao acesso a determinados conteúdos. Eu não creio, (aliás, estou certa de ), que o acesso por meio do Nexfit, por exemplo, que seja o mais comum. Mas, para ela, é importante que as crianças saibam, desde tenra idade, que não precisamos de muitas das coisas que os media, nomeadamente a Televisão (e, aqui, não importa o meio pelo qual o conteúdo televisivo é acedido) nos tentam vender. E que, "os anúncios televisivos não são neutros provedores de informação: eles têm um ângulo, uma agenda".
Daí a necessidade de explicarmos aos nossos filhos o funcionamento dos media. Podemos, tal como Rebecca, começar por dizer que os anúncios tentam influenciar nossos comportamentos e atitudes, criando em nós necessidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário