quarta-feira, 30 de março de 2011

As mulheres se expõem mais...

... na internet que os homens. Este é o título de uma notícia publicada hoje no portal Cienciahoje.pt e que dá conta da utilização das redes sociais na busca por auto-afirmação social. De fato, não é raro observarmos como as mulheres são mais felizes, bonitas e criativas e, muitas vezes, supermães nas redes sociais e como esse "eu" feminino é amplamente documentado através dos álbuns de fotografias. O especialista da Universidade de Buffalo, Michael A. Stefanon, que conduziu o estudo com cerca de 300 pessoas, explica que:
"Aqueles cuja auto-estima é baseada nas contingências relacionadas com a percepção dos outros, aqui definidas como a aprovação dos outros e aparência física, partilham mais fotos on-line e com maior intensidade".
Nas crianças a auto-estima é construída quando elas fazem aquilo do qual sentem orgulho. Como sugere o artigo "Literacia para pequeninos", os modelos apresentados enquanto são muito pequenas é importante para que elas construam a sua personalidade não baseadas nos contos-de-fada e noss super herois da TV, mas nos exemplos da vida real.

PS. Um agradecimento ao Luís Pereira que compartilou o link desta notícia do Ciência hoje, no Facebook. E ao professor Manuel Pinto,que há muito tempo tinha me apresentado o artigo sobre literacia para os pequeninos, mas que só agora eu pude ler com mais calma.

Sem comentários:

Enviar um comentário