terça-feira, 21 de junho de 2011

Crianças em frente à televisão...

...pode não ser  assim tanta perda de tempo quanto parece. Não que elas devam ficar muito em frente à telinha, mas o fato é que, mesmo quando estão a ver televisão, as crianças estão a aprender. Por volta dos dois-três anos, elas já identificam imagens favoritas e são capazes de ver e rever a mesma cena vezes sem conta é o que diz a pesquisadora e especialista britância em literacia, Carry Bazalgette. Para além disso, as crianças nessa idade são verdadeiras máquinas de reter informação e transforma-lá em algum tipo de conhecimento. 
"Children of two, three, four years old are learning machines: that’s what they do. They learn. They may not learn what we want them to learn, but everything they encounter or do on tributes to their learning: they learn more at that age than they ever will at any other stage of their lives. None of us has the learning capacity of a two-year-old". (Carry Bazalgette)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Bigmãe.com é um dos blogues

... mais visitados em Portugal. Escrito por uma pedagoga, o blogue foi criado com  "o objectivo de abordar temas relacionados a filhos, educação infantil, vida familiar, saúde da família, temas educativos e outros". A sua posição na lista dos mais visitados não me causou espanto e é mais uma prova do impacto das novas tecnologias na forma como as novas mamãs buscam informação sobre a sua condição de mãe, cada vez mais mediatizada. O Bigmãe.com também é uma boa forma de confirmar e até entender melhor os desafios impostos pela cultura dos media na criação dos filhos.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

A Apple acaba de lançar um aplicativo...

...para a judar aos pais a cuidar melhor do seu bebê. É o que mostra notícia publicada no site do Jornal Expresso. De acordo com a notícia, o "baby manager" "é uma ajuda valiosa para os pais, permitindo-lhes entender melhor os ritmos e horários dos seus filhos, numa fase do crescimento que requer inúmeros cuidados".