quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Explicando como funciona os media aos pequeninos

Como pais, temos um papel importante na escolha dos conteúdos mediáticos que os nossos pequeninos consomem. Embora a vigilância não seja tão fácil à medida em que em eles crescem, é possível, explicar-lhes, desde pequeninos, como funcionam os media, com o intuito de povoar-lhes a mente com doses de pensamento crítico, ou seja, ter com eles "momentos de literacia mediática". Rebecca Hains aborda essa questão em seu texto Media literacy for preschoolers: Explaining how the media work | Rebecca Hains.
Rebecca e a família dela têm um modo muito particular de aceder aos conteúdos televisivos e que, de algum modo, facilita o controlo ao acesso a determinados conteúdos. Eu não creio, (aliás, estou certa de ), que o acesso por meio do Nexfit, por exemplo, que seja o mais comum. Mas, para ela, é importante que as crianças saibam, desde tenra idade, que não precisamos de muitas das coisas que os media, nomeadamente a Televisão (e, aqui, não importa o meio pelo qual o conteúdo televisivo é acedido) nos tentam vender. E que, "os anúncios televisivos não são neutros provedores de informação: eles têm um ângulo, uma agenda".
Daí a necessidade de explicarmos aos nossos filhos o funcionamento dos media. Podemos, tal como Rebecca, começar por dizer que  os anúncios tentam influenciar nossos comportamentos e atitudes, criando em nós necessidades. 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Cinco mitos sobre televisão e os nossos filhos

David é menino de quatro anos e nunca se interessou muito por televisão. Mas, agora, ele não apenas quer ver mais televisão como também quer passar mais tempo em frente ao computador a jogar. Às vezes, alterna entre uma atividade e outra. Sempre achei que, como outra atividade qualquer, é o bom senso quem determina quando parar. Sigo a máxima: tudo o que é demais é ruim. Aposto na diversidade. Mas achei interessante e, por esse motivo decidi compartilhar neste blogue, algumas dicas sobre a relação das crianças e a televisão, entre elas alguns mitos que costumamos carregar e que devem ser deitados por terra:
1) Se o conteúdo é educacional é bom para as crianças
FALSO. Os estudos mostram que nem sempre as crianças interpretam os conteúdos da forma como eles são mostrados
2) Não tem problemas deixar a TV como som de fundo.
ERRADO. Mesmo que as crianças não estejam vendo TV, o som de fundo pode ter impacto sobre elas
3) Crianças não devem ver televisão antes dos 2 anos.
Se for o caso disto, os pais devem evitar apenas que elas acedam a conteúdos para adultos e que a TV não seja o único meio de socialização da criança.
4) As crianças passam ao lado (ignoram) os filmes e shows de terror.
A VERDADE é que este tipo de conteúdos pode influenciar no sono dos pequenos.
5) Os e-books são distrativos.
Outro mito que devemos quebrar. Pois depende do uso que fazemos dele.


Deixo aqui o link da minha fonte de informação para quem quiser se aprofundar: How True Are Our Assumptions about Screen Time?