segunda-feira, 28 de novembro de 2011

É possível proteger nossos filhos de todos os perigos?

Um vídeo divertido que mostra como a mediatização frequente de alguns assuntos podem criar um ambiente de ansiedade e desconfiança. Tal como já afirmamos neste blog, o clima de confiança é fundamental na educação dos nossos filhos. Outros vídeos como este podem se encontrados em aqui.

Fonte: http://www.yapaka.be

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Mamãs nas redes sociais: novos alvos publicitários

As mães, nomeadamente aquelas que o serão pela primeira vez, têm sido um constante alvo para a publicidade. Veja neste link aqui, a campanha iniciada por uma marca de água conhecida que têm como alvo as futuras mamãs. Ainda que não tenha dados estatísticos, tenho notado que as redes sociais são canais cada vez mais frequentes para atingir esse segmento de público. As mensagens são, geralmente subtis, evocando o lado doce de ser mãe, mesmo nos momentos mais difíceis. E, mesmo o slogan da campanha, não foge à pressão sobre a maternidade: uma mãe deve ser criativa, bonita, jovem, sempre arrebitada. Era bom se fosse mesmo assim.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Screen time: qual é o limite?

Quanto tempo que devemos deixar nossos pequenos a ver televisão (e quem diz TV, não exclui os demais medias eletrónicos)? A Sociedade Pediátrica do Canadá propõe que o tempo máximo não deve ultrapassar as duas horas diárias e que a televisão não deve fazer parte da rotina da criança. Será, no entanto, a restrição o melhor caminho para a educação? Vale a pena ler as dicas e confrontá-las com  outras fontes igualmente credíveis, para além de se questionar sobre seus hábitos e valores.
Essas e outras dicas poderão ser encontradas no jornal que acabo de criar no Paper.li. Através do Literacia Mediática & Saúde pretendo aumentar as fontes de informação sobre literacia mediática e informação de saúde, cuja a relação é objeto de estudo do meu doutoramento. Uma vez que o Paper.li procura fazer um clipping das notícias que circulam na rede sobre o tema, será possível encontrar respostas para questões relacionadas com o mundo mediático que nos cerca e a nossa saúde e é, claro, isso também tem relação direta com a educação que damos aos nosso filhos.
 

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Gravidez em tempos de crise

Numa época de incertezas como a que vivemos, informar-se através de uma fonte segura é o primeiro passo a dar para tomarmos decisões sobre gravidez e ter um filho. O "Vamos ter uma criança" é o nome do projeto que encontrará no Portal do Cidadão e que a ajudará a responder desde questões legais sobre a gravidez, como, por exemplo, os apoios sociais e as dispensas de trabalho, até a definição do nome a escolher para a criança. Para aceder ao portal: Portal do Cidadão - 2 - Estar grávida.