quarta-feira, 18 de maio de 2011

Bebés têm contato com os media desde...

...o primeiro ano de vida, relata estudo realizado na Finlândia. De acordo com tal pesquisa, que incluiu crianças e bebés de 0 a 8 anos de idade, os gostos mediáticos das crianças começam a ser moldados muito cedo e os pais são muito importantes na fase do contato mediático feito em casa. Tal como refere o estudo

The promotion of children’s media literacies should be adjunct with life-long learning from the very beginning. Families with small children should be provided with more information on children’s media cultures and media education.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O blogue da mulher-maravilha

Apenas uma pequena nota sobre como a web 2.0 tem servido para dar autonomia às mães, nomeadamente aquelas que acabaram de conhecer a maternidade. Nos Estados Unidos e também na Europa tem surgido uma série de blogues e páginas no facebook, por exemplo, feitas por mães sem colocação no mercado de tabalho tradicional e que se dedicam a escrever sobre moda, decoração, housekeeping, economia, maternidade, culinária, saúde e, porque não, sobre literacia e outros temas ligados à educação dos seus pequenos. Elas descobriram que podem fazer o que gostam, estar mais tempo ao lado da família e ainda ganhar dinheiro com isso, atavés da venda de patrocínios e espaços publicitários. É engraçado ler no perfil dessa nova geração de mães a descrição da maternidade com certo orgulho e que não é incompatível com outas tarefas do dia-a-dia.

terça-feira, 3 de maio de 2011

As mães são fequentemente alvo...

... de discursos populares e culturais sobre maternidade. Não é novidade nenhuma o quanto esses discursos passa pelos media. Ainda, assim, ainda há poucas pesquisas dirigidas à literacia para as mamãs. Pensando nisto, a Demeter Press deve publicar ente 2012 e 2013 uma revista que englobe questões relacionadas com a maternidade e multiliteracias. Entre os assuntos que se pretende discutir estão: literacia para a família, que envolve questões de género; novas literacias, tais como o uso do Facebook pelas mães, gravidez na adolescência, adoção, relações de escolaridade das mães e dos filhos, matenidade e alfabetização, ente outros. Esse é tipo de notícia que traz-nos uma ansiedade boa. É esperar para ver!